Planetas na Quarta Casa

 

 

Sol na Quarta Casa

Esta posição do Sol indica um forte interesse em estabelecer segurança no lar e na família. Os nativos com esta posição do Sol sentem orgulho da sua herança familiar e podem ter um ponto de vista aristocrático.

Desejam tornar o lar uma exposição de arte, beleza e opulência. Naturalmente, a proporção e a forma como isso é realizado dependerão da riqueza e da classe social do nativo. A primeira parte da vida geralmente é uma luta difícil, com prosperidade e segurança crescentes ao se aproximar do final da vida.

Aqueles que têm o Sol na Quarta Casa com frequência manifestam um grande interesse pela terra, casas, ecologia e recursos naturais. Se o Sol estiver sob tensão na Quarta Casa, pode haver um excessivo orgulho familiar, incapacidade para se relacionar bem com os pais e tendência a dominar o cenário doméstico.

Na verdade, via de regra, os nativos com esta posição desejam ser os líderes das suas famílias ou possuir algum bem que possam administrar.

 

Lua na Quarta Casa

Esta posição da Lua é forte, e, devido ao relacionamento desta casa com o signo de Câncer, a Lua está acidentalmente exaltada aqui.

Uma vez que existe uma identificação emocional com o lar e a família, as pessoas com esta posição não podem ser felizes sem uma vida familiar significativa. Os relacionamentos familiares irão afectar todo o seu ponto de vista emocional.

Os pais, especialmente a mãe, influenciam-nas muito. Via de regra, esta posição faz com que os nativos gostem de cozinhar e cuidar da casa; ela é especialmente favorável no mapa de uma mulher.

Nos negócios, elas podem destacar-se em actividades relacionadas a alimentos, bens imobiliários e produtos para o lar.

Se a Lua estiver sob tensão nesta casa, pode haver ausência de harmonia e muitas mudanças de residência. Se o horóscopo for favorável, as perspectivas financeiras podem ser melhores na segunda metade da vida.

 

Mercúrio na Quarta Casa

Mercúrio na Quarta Casa indica que haverá muita actividade educacional e intelectual no lar. As pessoas com esta posição com frequência possuem pais bem educados. Tendem a investigar a sua árvore genealógica e a história dos seus ancestrais.

0 lar provavelmente será utilizado como um local de trabalho, porque Mercúrio rege Virgem e a Sexta Casa, que lida com o trabalho.

As pessoas com Mercúrio na Quarta Casa com frequência possuem amplas bibliotecas em casa e passam muito tempo com as suas famílias, envolvidas em actividades intelectuais.

0 lar pode tornar‑se um centro de relações sociais da vizinhança, e há muitas conversas ao telefone. São pessoas que transformam a leitura do jornal num ritual diário durante o café da manhã.

Mercúrio nesta casa pode indicar um interesse por bens imobiliários, agricultura, ciências da terra — como geologia — e pelos problemas ecológicos e ambientais; o nativo pode escrever a respeito dessas questões.

As pessoas que possuem condições para mudar de casa, que se movimentam com frequência, que vivem em trailers, ou que de algum modo procuram uma vida nómada, provavelmente têm Mercúrio na Quarta Casa.

Se Mercúrio estiver sob tensão na Quarta Casa, podem ocorrer disputas e discussões intelectuais com outros membros da família.

 

Vénus na Quarta Casa

Vénus na Quarta Casa indica uma ligação emocional ao lar e ao cenário doméstico. Os relacionamentos com os membros da família serão harmoniosos, a não ser que Vénus ou a Quarta Casa estejam sob tensão.

Os nativos gostam de receber os seus amigos íntimos e namorados em casa, onde podem cozinhar para eles e criar um ambiente aconchegante, pessoal. 0 lar desses nativos é sempre artisticamente decorado, de maneira tão bela quanto as suas posses lhes permitam.

A proximidade emocional com os pais está indicada, e muita alegria vem por intermédio deles. Heranças podem vir dos pais. Há a promessa de beleza e conforto no final da vida. Há amor pela terra, flores, jardinagem e vegetação exuberante, e um amor patriótico pelas belezas naturais da terra natal.

 

Marte na Quarta Casa

Marte na Quarta Casa indica que muita energia é empregada no lar e existe o desejo de controlar o cenário doméstico. Isso pode ser motivo de desavenças familiares, especialmente se Marte estiver sob tensão.

São realizados esforços vigorosos para melhorar o lar; as pessoas com esta posição de Marte frequentemente gostam de fazer consertos, como aquelas que possuem Marte em Caranguejo.

Pode haver também um interesse activo pelos problemas ambientais e ecológicos. Se Marte estiver aspectado, pode produzir pessoas que trabalham muito para melhorar o meio ambiente.

Marte na Quarta Casa está acidentalmente na sua queda, pois esta casa corresponde ao signo de Caranguejo, no qual Marte está em queda. Se Marte estiver sob tensão aqui, geralmente existem conflitos com os pais.

Essas pessoas necessitam melhorar o autocontrolo emocional para obter harmonia no lar. Com frequência, melhores relações familiares podem ser mantidas se os nativos se afastaram do local de nascimento.

Essas pessoas procuram activamente adquirir propriedades para os seus últimos anos de vida. Podem herdar terras e imóveis de seus pais. Se Marte estiver sob tensão, entretanto, podem ocorrer problemas com propriedades, e a casa pode ser ameaçada por fogo, furto ou outros problemas. Tensões muito fortes podem trazer dificuldades com impostos de propriedades.

Esta posição proporciona uma constituição forte e muita energia, que são mantidas até idade avançada.

 

Júpiter na Quarta Casa

Júpiter na Quarta Casa está acidentalmente exaltado, porque essa casa corresponde a Caranguejo, no qual Júpiter está exaltado. Esta posição de Júpiter oferece relacionamentos familiares agradáveis e segurança, conforto e tranquilidade no lar e em todos os assuntos domésticos.

Como os nativos geralmente pertencem a famílias financeiramente seguras, com boa posição na comunidade, obtêm muitos benefícios sociais e educacionais. Esta posição também proporciona boa sorte em geral na segunda metade da vida.

Essas pessoas com frequência herdam terras e propriedades dos pais ou outros membros da família. Se Júpiter estiver bem aspectado na Quarta Casa, haverá harmonia familiar em relação aos padrões religiosos e morais.

Como ocorre com Júpiter em Caranguejo, os pais proporcionam bons ensinamentos religiosos e morais no início da vida desses nativos.

Geralmente está indicado um amplo círculo familiar e casas amplas. 0 lar pode ser utilizado como centro de actividades religiosas, sociais, filosóficas e educacionais.

Se Júpiter estiver bem aspectado, os benefícios materiais e espirituais se originarão no local de nascimento. Mas se Júpiter estiver sob tensão, é uma boa ideia deixar o local de nascimento e se estabelecer em outro lugar.

Se Júpiter estiver sob muita tensão nesta casa, os membros da família podem ser um fardo para os nativos, devido às pesadas dívidas contraídas para mantê‑los de acordo com o modo de vida ao qual estão habituados.

Um Júpiter afligido aqui também pode trazer limitação por intermédio de crenças religiosas antiquadas impostas por membros da família.

 

Saturno na Quarta Casa

Saturno na Quarta Casa indica pesadas responsabilidades no lar e na família. Os pais dos nativos geralmente são rígidos conservadores e podem ser um fardo nos últimos anos.

Como Saturno está acidentalmente em detrimento na Quarta Casa, pode haver afastamento emocional da família.

Estas pessoas com frequência precisam de lutar para ter segurança no lar e sustentar as suas famílias. Podem também ocorrer limitações nos últimos anos, se Saturno estiver sob tensão nesta casa.

As actividades profissionais e nos negócios provavelmente centralizam-se em bens imobiliários, construção, contratos, agricultura ou fabricação de produtos domésticos.

Esta posição de Saturno indica cuidados na administração do lar, propriedades e heranças. Os nativos procuram preservar estas coisas, para que mais tarde possam ter segurança.

Nos últimos anos de vida, geralmente tornam‑se solitários ou introvertidos, ou talvez não possam sair de casa por força da necessidade.

 

Urano na Quarta Casa

Urano na Quarta Casa indica uma vida familiar e ligações familiares incomuns. Em certos casos, um dos pais é diferente de alguma maneira. As pessoas com esta posição buscam em seus lares a liberdade de ir e vir como quiserem. A própria casa pode possuir uma arquitectura incomum; pode ter muitos aparelhos e dispositivos electrónicos.

Os amigos íntimos são aceites como membros da família. 0 lar com frequência é utilizado como local de encontro para actividades em grupo e empreendimentos ocultos.

É provável que ocorram mudanças súbitas de residência, especialmente se Urano estiver sob tensão ou num signo mutável. Pode haver muitas mudanças em situações familiares e domésticas. Nos últimos anos de vida, surgem circunstâncias incomuns.

Se Urano estiver sob tensão, pode haver dificuldades com membros da família e perturbações no lar. Esses indivíduos não são ligados aos pais e à família.

 

Neptuno na Quarta Casa

As pessoas com Neptuno na Quarta Casa possuem fortes ligações emocionais inconscientes com o lar e a família, geralmente de origem cármica. Um dos pais pode ser muito mediúnico, ou diferente de alguma maneira.

As pessoas com esta posição geralmente moram, ou gostariam de morar, perto da água. Elas podem ter sentimentos intuitivos pela terra e por toda a natureza.

Neptuno sob tensão na Quarta Casa pode trazer relacionamentos familiares confusos e um ambiente doméstico caótico.

Como existe o desejo de proteger o mundo, as pessoas com esta posição geralmente aceitam estrangeiros ou pessoas estranhas em seus lares. São comuns os segredos e mistérios no que se refere à vida familiar.

Se Neptuno estiver sob tensão, podem ocorrer estranhos distúrbios nervosos em idade mais avançada; tais distúrbios são difíceis de diagnosticar e têm causas emocionais. 0 fim da vida geralmente é vivido. em tranquila meditação ou isolamento.

Neptuno sob muita tensão nesta casa pode trazer problemas neuróticos que surgem das dificuldades com os pais ou outros membros da família.

 

Plutão na Quarta Casa

Plutão na Quarta Casa indica o desejo de ser o senhor de seu próprio lar e do ambiente doméstico. Uma atitude dominadora pode afastar outros membros da família se Plutão estiver sob tensão; contudo, uma profunda habilidade para perceber a essência da vida possibilita sustentar e melhorar a situação doméstica.

Uma forte ligação oculta com a terra pode manifestar-se no amor pela natureza, no interesse por ecologia ou conservação, ou na habilidade para conhecer os segredos da terra através de actividades como mergulho, estudo de geologia ou outros meios. Algumas vezes há envolvimento com numeração.

Se Plutão estiver sob tensão, um dos pais pode morrer nos primeiros anos de vida do nativo. Há a possibilidade de o nativo se interessar por ocultismo nos anos mais avançados de vida; podem também ocorrer circunstâncias misteriosas ou ocultas com relação ao lar e à família. Existe também o perigo de brigas com membros da família ou outros moradores da casa.

 

Quiron na Quarta Casa

O texto a seguir foi extraído do livro “Astrologia, os Planetas e as 12 Casas”, de Pedro Ventura, publicado pela Angelorum-Novalis

www.livrosnovalis.com

A vida familiar em casa dos pais e a vida doméstica criada pelo próprio são o alvo da acção de Quíron, reflectindo o sentimento de rejeição ou de incapacidade para conseguir estabelecer e viver uma vida familiar segura, tranquila, apoiante e reconfortante.

A pessoa pode ter perdido os pais ou ter sido afastado deles durante a infância, a paternidade e a vida doméstica podem estar estreitamente ligados ao sofrimento.

Um dos pais pode ser desconhecido ou ter desaparecido antes da pessoa ter dele recordações.

O passado e as suas raízes (comunitárias ou étnicas) também poderão ser motivo de grande dor e dum sentimento de rejeição ou de incapacidade profundos.

Pode ter havido um afastamento da terra natal de forma muito dolorosa, deixando para trás uma história e uma cultura.

Pode ter havido uma grande falta de cuidados, de carinho e de atenção; pode mesmo ter faltado a noção de importância que se deveria sentir no seio da família, não sendo de admirar que possa haver uma grande dificuldade em constituir um lar agradável e seguro para começar uma nova vida familiar, como se pessoa sentisse um grande receio de reviver tudo de novo.

Mas, por vezes, como forma de compensar as deficiências sentidas, a pessoa pode procurar constituir um lar tão perfeito que provoca sofrimento nos demais, controlando todas as actividades e expressões afectivas segundo um ideal irrealista.

Um patriotismo exacerbado também pode não ser incomum com Quíron na casa quatro, bem como um grande tradicionalismo, por vezes rígido demais, procurando apenas satisfazer artificialmente algo que não tem consistência: uma base ancestral e pessoal.

Com Quíron na casa quatro a vida parece pedir que se ultrapassem as dores do passado e os sentimentos de inadequação e de rejeição para se poder estruturar uma nova dimensão pessoal com novas estruturas e valores. Por vezes, pessoas com este posicionamento voluntariam-se para ajudar quem não tenha família ou lar ou que foi abusada, violentada ou negligenciada pelos pais.

 

Actualizado em Domingo, 22 Abril 2007 17:21  

Receba os artigos

Insira o seu e-mail para receber semanalmente os novos artigos.

Aprendizagem / Convívio

Fórum

Áudio, vídeos e fotos

Vídeos
Galeria

Este site / Feeds

Mapa do site
FeedsRSS

Parcerias