Ensaios em Português

(Traduções)
Noel Tyl

Astrologia para crianças

Signos para crianças

O nosso pensamento

Textos não astrológicos

Nosso livro

Marte em Gémeos ou pela boca morre o peixe

ar345

Marte em Gémeos ou pela boca morre o peixe
António Rosa

Até 25 de Agosto Marte andará no signo de Gémeos. Vai trazer-nos muito movimento, sobretudo actividade mental. Bom, antes de avançar com o tema, deixem-me propor a leitura de um post relacionado a este tema. No melhor blogue de astrologia de língua portuguesa, o «Astrologicamente», de Ana Cristina. Clique aqui para a leitura sobre este Marte. Já que estamos na blogoesfera, vamos assistir a muita conversa, muito movimento mental, muitas certezas, muitas bobagens nos blogues. Também, alguma [ou muita] agressividade. Vamos perceber a existência de muitas críticas [do género 'eu é que sei'] e será uma altura excelente para percebermos a solidez de conceitos e a forma como usamos as palavras. Enquanto que no comum das pessoas, isso será apreciado apenas pelo inner circle, com os bloguistas a coisa vai piar mais fino, pois estamos demasiado expostos.

As 'palavras' pertencem ao domínio de Gémeos, portanto, é a altura ideal para cuidarmos disto, até porque todos presumimos de escrevermos para sermos lidos. A ferramenta é a «palavra». Se alguém disser que não escreve no seu blogue para ser lido, é caso para perguntar se tem o blogue disponível aos leitores ou se, pelo contrário, está encerrado a visitantes. Se estiver encerrado aos visitantes, então estarei de acordo que não escreve para ser lido/a.

Nesta passagem de Marte por Gémeos, a necessidade de falar [ou escrever] vai ser maior e, portanto, as possibilidades de algumas das nossas debilidades virem ao cima serão maiores. Debilidades como uma certa falta de clareza de pensamento, de informação, de cultura serão mais notórias. Iremos perceber uma tendência a associações de palavras indevidas e os seus autores nem se aperceberão que estarão a criar imagens e egrégoras que não correspondem ao que é apropriado, além de poderem influenciar os seus leitores menos informados.

Lembrei-me, por exemplo, do quanto é comum, associar-se à palavra 'amor', outras que têm sentidos diferentes, como sejam: 'parceiro/a', 'marido/mulher', 'casal', 'casamento', 'namoro', 'namorado/a', 'companheiro/a', 'sexo', 'relacionamento', etc. Isto é um mero exemplo em como podemos derrapar com facilidade. Não são sinónimos. Parecem, mas não são. Sendo estas palavras diferentes, com significados próprios, pode-se achar que tudo significa 'amor'.

Por exemplo, em astrologia ou textos astrológicos, esta ausência de prudência e de conhecimento dos significados reais das palavras, pode ser terrível. Na verdade, cada uma das palavras acima tem um local próprio de expressão num mapa astrológico. São equívocos remediáveis. É preciso cuidado, muito cuidado, para não perdermos o pé do bom senso. Não facilitemos. Não criemos carma desnecessário. Vigiemos a nossa escrita, deixando-a repousar e antes de publicar, deve ser relida e afinada.

As mentes estarão mais activas e muito mais críticas, notando-se um maior gosto pelo debate e discussões intelectuais. Este post é uma prova do que falo. É preciso cuidar do nosso pensamento durante este período em que Marte transita por Gémeos, pois faltando alguma perseverança, com facilidade se poderá cair em extremos desnecessários. A irritabilidade pode subir com facilidade. A engenhosidade e a habilidade são típicas deste movimento marciano. Convém afastar o sarcasmo e grosseria, muito propensos nestas ocasiões.

Isto não passa de uma análise geral, pois é necessário ter em conta o estado celeste do nosso Marte natal, além de se ter que verificar com atenção em que casas do nosso mapa é que este Marte em Gémeos irá transitar.

Em síntese: se na casa 1, poderão ficar salientes as questões da personalidade, afectando quase todo o mapa natal; na casa 2, vai tratar das questões financeiras e mais materiais; na casa 3, a comunicação estará em alta; na casa 4, a família e o nosso lar; na casa 5, estarão em foco a criatividade e os assuntos amorosos e desportivos; na casa 6, os assuntos do nosso trabalho rotineiro e tudo o que isso implica e também as questões de saúde; na casa 7, as parcerias, os sócios, os casais; na casa 8, virão oa de cima, os assuntos sexuais e de justiça; na casa 9, os assuntos elevados terão preponderância; na casa 10, a carreira e o reconhecimento dos outros; na casa 11, os amigos, os grupos, o horizonte; na casa 12, o que nos prende, nos tolhe, nos deixa inertes, mas também a ligação ao que é interno.

Este movimento marciano pretende efectuar a limpeza de memórias cármicas associadas ao reino mental. É a altura ideal para tentarmos ter maior cuidado com o que se pensa, o que se diz, o que se escreve, o que se comenta. O pensamento tem uma força tremenda e é co-criador, para o bem ou para o mal. Aproveitemos a oportunidade (que só voltará a acontecer daqui por 2 anos) para procedermos à limpeza dessas memórias cármicas em que fomos descuidados com a palavra, com o pensamento.

Conhecem esta frase: «Pela boca morrer o peixe.»? Este é o carma a limpar, a cuidar. Obviamente, este texto saiu para eu próprio aprender com ele.
Actualizado em Sexta, 17 Julho 2009 10:49  

Receba os artigos

Insira o seu e-mail para receber semanalmente os novos artigos.

Aprendizagem / Convívio

Fórum

Áudio, vídeos e fotos

Vídeos
Galeria

Este site / Feeds

Mapa do site
FeedsRSS

Parcerias