Ensaios em Português

(Traduções)
Noel Tyl

Astrologia para crianças

Signos para crianças

O nosso pensamento

Textos não astrológicos

Nosso livro

Análise do mapa natal do Papa Bento XVI


Papa Bento XVI com o chapéu Saturno, por se assemelhar ao planeta dos anéis.

  Análise do mapa natal do Papa Bento XVI
Por Adelaide Figueiredo

Ascendente em Peixes com o signo solar Carneiro, ambos na casa I. Júpiter na casa I regente de Peixes regula a educação superior e as preocupações das mentes elevadas, em particular a justiça, a verdade, a liberdade, a religião e a filosofia. As profissões de Júpiter são o ensino, a lei e o clero, instituições de solidariedade e direitos humanitários e por vezes a política. Daqui, todas ou quase todas as características da pessoa em análise.

Neptuno co-regente de Peixes encontra-se na casa VI, o interesse do indivíduo concentra-se no sentimento do serviço ao bem dos outros, realizando-se assim, no trabalho.

Mercúrio em Peixes na Casa I – Inteligência permeável. Razão e intelecto dependem dos sentimentos. Movimento, viagens e as opiniões são muito pessoais.

Urano em Carneiro na casa I – Factor de independência e de originalidade. É o indivíduo que provoca mudanças. Afirmação de personalidade, gosto por tudo o que é novo e ousado.

Sol em Carneiro na casa I – O indivíduo sabe que existe, toma o destino nas mãos. Tem ambição, desejo, autoridade e vitalidade.


Quiron em Carneiro na casa I – Há uma tendência para tomar atitudes assertivas – muitas vezes prematuramente. O nível emocional é elevado e será expresso instantaneamente e com paixão, mas isto pode ser uma capa para medos interiores de incapacidade. Possíveis restrições na infância terão tido um efeito demasiado repressivo: se a emoção for bloqueada, quando esta sair, uma força torrencial é libertada.

 
Há carisma e capacidade de liderança, que é muitas vezes expressa através do indivíduo, a gastar muito tempo e energia nervosa influenciando outras pessoas. Será uma tendência óptima para a sua actividade profissional.

Júpiter conjunção Mercúrio – Excelente potencial intelectual, criativo em todas as formas de trabalho literário. Boa capacidade científica e matemática.

Mercúrio conjunção Urano – Esta é uma configuração dinâmica que confere originalidade e ideias rápidas e brilhantes. Também dá alguma independência e obstinação e força de vontade, proporcionando um apoio considerável a estas características.

Júpiter conjunção Asc – O lado espiritual e de reflexão está em funcionamento. O sentido da vocação é possível e podem ser feitos sacrifícios.

Júpiter quadratura MC – Uma devoção por tudo o que é grandioso e pomposo é comum, assim como uma excessiva devoção por tudo o que está estabelecido e tudo o que isso representa. Mesmo assim, como Júpiter é um planeta benéfico, o sujeito será bem sucedido na carreira e a atingir os seus objectivos. Mas, pode não ser tão popular como ele pensa.

Júpiter quadratura de Marte – Tendência para fazer muita coisa sem moderar as forças, o que pode fazer com que haja possibilidade de grande gasto de energia e problemas de saúde.

Júpiter trigono Plutão – Há muita força interior para perseguir os objectivos. A capacidade de organização e o poder de liderança estão presentes. Igualmente encontramos uma capacidade de usar a inteligência para alcançar o que foi planeado.

Sol conjunção Quiron – Há um grande sentido do propósito na vida. O indivíduo terá um sentido do destino e quererá segui-lo. Indivíduo extrovertido e criativo.

Sol sextil Marte - Haverá excelentes recursos de energia, mas a tendência para correr riscos ou trabalhar demasiado será reduzida. O fluxo de energia, quer físico, quer emocional será bem canalizado e o indivíduo sentir-se-á vigoroso mas não demasiado.

Mercúrio sextil Vénus – A amabilidade e o afecto serão expressos abertamente.

Mercúrio quadratura Marte – Energia mental aumentada mas com risco de tensão e trabalho excessivo.

Mercúrio trigono Saturno – Entusiasmo vivo e positivo. Há possibilidade de pensar de forma concentrada e geralmente a mente funciona metodicamente. O que é dito é cumprido e o indivíduo terá muita credibilidade. Este trânsito serve de âncora para algum nervosismo e tensão que possa ter sido verificado nesta ou noutras áreas do mapa.

Mercúrio conjunção Asc – Mercúrio dará qualidades brilhantes, vivas e inteligentes. Haverá pensamentos rápidos e uma versatilidade considerável mas, a inquietação, estará muitas vezes presente. O indivíduo será falador e terá uma forte necessidade de comunicar as suas ideias e opiniões. O sistema nervoso será sensível, funcionando bem e sem problemas. (Tem alguns aspectos tensos, mas tem outros bons, portanto, com apenas alguma interferência desarmoniosa).

Mercúrio quadratura MC – Tensão nervosa acima da média pode invadir o indivíduo, quando há problemas no trabalho ou decisões que têm de ser tomadas relativamente à sua direcção na vida.

Vénus em Touro na casa II – O planeta está na sua residência. O dinheiro é ganho pela sua vocação. Dinheiro proveniente de pessoas amadas. Gosto pelo luxo. Força nos sentimentos.

Vénus oposição Saturno – Está escrito neste mapa que este senhor (embora nós saibamos quem é) não ama no sentido carnal, do matrimónio da paixão. Há restrições que nesta casa são a sua profissão. Ele despenderá tempo e energia “tratando” dos outros. É a lição de um Saturno retrógrado que lhe propõe uma vida a cuidar dos outros e deixar as paixões terrenas. (isto já é a minha intuição a funcionar com a astrologia).

Vénus sextil Urano – Originalidade e criatividade. Há uma força de vontade e uma obstinação em se afastar dos parceiros. (Continuo a dizer que os astros escrevem no céu e no nosso mapa).

Vénus quadratura de Neptuno – Embora haja uma atitude idealista no amor, as emoções tendem a inundar o indivíduo por vezes de forma descoordenada (Neptuno retrógrado está em Leão) será mais uma lição cármica para aprender? Talvez queira dizer que deve sonhar ajudando os outros.

Casa III em Gémeos – O regente de Gémeos Mercúrio está na casa I – O interesse do indivíduo concentra-se nos estudos, nas viagens, no trabalho, nos irmãos e na escrita.

Casa IV em Gémeos – Marte nesta casa mostra agressividade no lar, discussões, brigas, divisões, desentendimentos com a família. A energia pode ser posta ao serviço do lar e da família para a melhorar. Adora as discussões e as polémicas. Bate-se pelas suas ideias,  Todo nervos e espírito vivo. Há também mudanças de residência.

Mercúrio regente da casa IV na casa I . Os pais influenciam o indivíduo no modo como se vai afirmar.

Nodo Norte em Caranguejo – Mostra que o indivíduo contraria o desejo de constituir família para seguir uma carreira que neste caso é o sacerdócio.

Plutão em Caranguejo – Em princípio, Plutão nesta casa, mostra que ele sofreu demasiadas frustrações durante a infância ou adolescência. Talvez ele não tenha seguido os interesses que ele achava fascinantes, tendo sido bloqueado de alguma forma ou talvez não tivesse podido – quer pela teimosia dos seus pais ou falta de dinheiro, frequentar a escola que teria sido mais apropriada. De facto ele pode ter sofrido consideravelmente pela força exercida pelos seus pais. A intuição é aumentada consideravelmente com este posicionamento, por isso pode acontecer que ele tenha encontrado o seu caminho, depois de ter contornado os problemas, empregando uma tenacidade e uma determinação consideráveis. Se este foi o caso ele aprendeu a lição usando a influência de Plutão. (Não li a vida de Bento XVI para não ser influenciada. Só irei ler no final. Será que a guerra não teve um pouco de intervenção aqui com Plutão?)


Marte quadratura Urano – Fonte de tensão nervosa. Força de vontade e argumentação e a obstinação são possíveis e o indivíduo quererá as coisas à sua vontade.

 
Marte sextil Neptuno - Criatividade e originalidade serão férteis, aliás como mostra noutras áreas do mapa.

Marte sextil Quiron – Uma excelente influência. Há momentos de sorte na vida e intuição. Um bom sentido de tempo está presente.

Marte oposição MC – Embora seja um trabalhador árduo até à rotura, tem pouca paciência para com os mais lentos.

Plutão trigono Asc – Estes ajudarão o indivíduo a resolver mudanças importantes na sua vida. Por vezes há uma tendência para ser demasiado entusiasta acerca do que ele pode chamar “seguir em frente” causada pela necessidade urgente psicológica e profunda de fazer uma “limpeza”.

Casa V em Caranguejo – A Lua regente de Caranguejo encontra-se na casa VII – As associações ou uniões para se legalizarem dependem do apoio dos outros (público). Papel social. Neste caso o sacerdote e os seus fiéis.

Marca de família que pode ter influência na criatividade e na imaginação do indivíduo. Os valores femininos podem estar ligados ao passado, à infância ou à mãe.

Plutão está em conjunção na cúspide da casa V, portanto influenciando esta. Criatividade mas também paixão amorosa atormentada ou dramática. A Lua faz uma quadratura com Plutão que significa que a capacidade de expressar as emoções pode ser bloqueada, dando também inibição. É difícil explicar mas já todos entendemos que na casa dos filhos os posicionamentos não estão favoráveis como era de esperar.

Casa VI em Leão – O indivíduo serve aquele que considera superior. Ambição realizadora. Neste caso será penso eu, Deus.

Sol regente da casa VI na casa I – O indivíduo realiza-se servindo-se dos outros.

Neptuno – o dom de “curar” os outros (neste caso espiritualmente.

Sol trigono Neptuno – A imaginação e a inspiração funcionam bem, mas talvez haja uma tendência para a languidez, para flutuar e sonhar acordado. Estes sonhos são especialmente construtivos, a intuição e a percepção são maravilhosas.

Neptuno trigono Quiron – Um gosto pelo belo, pelo místico estarão presentes.

Neptuno trigono MC – Estas influências são pouco sentidas, mas são fortes se o indivíduo seguir a profissão de cuidados (neste caso cuidados espirituais) em que a inspiração e a imaginação possam ser bem utilizadas.

Parte da Fortuna encontra-se na Casa VI em Virgem e revela que o indivíduo tem grande êxito no serviço de todos os dias.

Uma breve analisa de Neptuno Retrógrado em Leão na Casa VI como visão cármica – Nas vidas passadas esta pessoa corria atrás do brilho, do espectáculo, dos títulos, das belas relações, das habitações luxuosas, mas deve ter passado dissabores e verificado que “nem tudo o que luz é ouro”. Polidez em exagero não significa honestidade. A pessoa em questão, nesta vida, porá o luxo, o dinheiro, o poder e as relações sóciais para ajudar realmente os necessitados.

Casa VII em Virgem – O indivíduo pode encontra o cônjuge no trabalho, neste caso Deus.

A Lua em Balança significa necessidade de cooperar.

Casa VIII em Escorpião – Aqui a casa confunde-se com o signo: - Importância do inconsciente, do domínio do oculto, do além, interesse por questões que digam respeito à morte e aos mistérios da vida. Herança proveniente de outros que neste caso é capaz de ser Sucessão Papal ou continuação da Igreja.

Plutão regente da Casa VIII na Casa IV – A experiência interior faz-se no lar (na Casa de Deus que neste caso é o seu lar).

Casa IX em Sagitário – O Indivíduo ganha a sua vida no estrangeiro. As grandes ideias e a actividade mental estão no seu apogeu neste signo. Os conceitos superiores são objectivo do intelecto deste indivíduo.

Saturno regente da Casa X na Casa IX – A realização social está relacionada com as concepções morais, com a educação e com uma vocação (o sacerdócio). Honras no estrangeiro.

Júpiter regente da Casa IX na Casa I – Possibilidade de ensinar os outros. Gosto e dom para os problemas abstractos, os estudos e a filosofia. O indivíduo julga em profundidade, idealismo e grandes viagens.

Uma breve análise de Saturno retrógrado em Sagitário Casa IX como visão cármica – Em vidas passadas esta pessoa teve aptidão para o ensino e para a transmissão dos conhecimentos. A pessoa certamente viveu como sacerdote ou sacerdotisa, ou guia espiritual em civilizações passadas. É capaz de não ter sido bem sucedido, ou terá sido intolerante, dogmático ou fanático, inquisidor ou fariseu. A pessoa não tinha qualquer abertura espiritual.

 
Hoje liquidou uma dívida. Informando-se com honestidade, sobre as correntes religiosas e filosóficas da sua época. Trabalhará a tecnologia, a história das religiões, o direito etc., evitando sistematizar. Esta busca constante e honesta lhe trará grandes alegrias.

Casa X em Sagitário – Ambição ligadas ao estrangeiro e às viagens.

Júpiter regente da Casa X na Casa I – O indivíduo tem em si os meios para realizar as suas ambições sociais e o seu êxito. A situação vai permitir-lhe realizar-se.

Nodo Sul em Capricórnio Casa X – Ele precisa do apoio da família e dos amigos por cada pequena vitória.

Casa XI em Capricórnio - Os projectos e os amigos são seleccionados. Ajudam no desenvolvimento da carreira. Fidelidade e estabilidade. Amizade com pessoas que têm experiência.

Saturno regente da casa XI na Casa IX – Amizades no estrangeiro, amigos inteligentes e cultos. Apoios legais. Projectos de origem intelectual.

Casa XII em Aquário – As crises e a tomada de consciência estão ligados a acontecimentos imprevistos. O ideal colectivo marca o indivíduo.

Urano regente da XII em I – A necessidade de isolamento. A experiência permite ao indivíduo evoluir. Interesse por coisas secretas. O indivíduo “sente a alma”.

Saturno também regente de Aquário Casa XII na Casa IX – O indivíduo vive interiormente e na solidão dos seus ideais e dos seus conceitos superiores.

Saturno trigono Urano – Há geralmente uma conjugação de um comportamento e atitude convencional, com uma simpatia pelo não convencional. A mente é séria. Alguma cautela natural está presente mas é acompanhada por uma capacidade de desenvolver ideias originais e conceitos. O sujeito tem força de vontade e determinação, e muitas vezes paciência também. (apoio noutras áreas do mapa, características da mesma natureza).

Urano quadratura MC – Aqui o indivíduo irá sofrer uma acumulação de tensão superior à média na sua vida profissional. Isto pode resultar numa tendência para se tornar demasiado apreensivo acerca dos mais pequenos problemas. Infelizmente a tensão será gerada pelos colegas ou superiores pouco simpáticos. A incompetência não é geralmente a causa de tais reacções, embora a atitude em relação a este problema se possa tornar algo exagerada, e reacções obstinadas e imprevisíveis podem causar contrariedades.

Os trânsitos que mostram ter maior influência no mapa de Bento XVI nos dias em que o conclave esteve reunido até à sua eleição e anuncio do seu nome (18/04/2005 às 16h 30m até 19/04/2005 às18h 40m) são os seguintes:

Júpiter R em trânsito em conjunção com lua natal – Este aumenta as emoções, intuições e sentimentos a influência é excelente. Os julgamentos e as conclusões serão sensatos e as decisões tomadas serão correctas.

A vida pode ser vista de forma mais filosófica, com as situações sendo avaliadas de forma instintiva e equilibrada. O indivíduo será generoso e quererá provavelmente melhorar a sua vida social.

Saturno em trânsito trigono de Júpiter Natal – Decisões progressivas e práticas poderão ser tomadas nesta altura. O indivíduo pode experimentar um período gratificante e activo. Oportunidades de promoções e acréscimo de responsabilidade.


Saturno em Trânsito trigono do Asc – Progresso lento e estável, decisões importantes e atitudes práticas.

 
Plutão R em Trânsito trigono Sol natal – O caminho à frente deverá estar livre. Muita coisa boa resultará. Poderá haver poderosas mexidas financeiras, principalmente para os signos solares de Carneiro e Leão.

Plutão R em trânsito trigono de Neptuno R Natal – Encoraja a reavaliação das crenças e talvez uma mudança do ponto de vista em tais assuntos.

Plutão R em Conjunção MC – Uma revolução na carreira e nos _object_ivos é quase certa. Por vezes o indivíduo tem a hipótese da vida dele mas causa uma busca de coração antes de ser aceite. Aqui há mesmo uma escolha da parte de alguém que neste caso será o Conclave.

A vida será cheia de eventos. O resultado pode ser extremamente gratificante, com um ganho financeiro considerável, mas pode ter sido preciso pagar um preço muito alto.

Dados do mapa do Papa Bento XVI:

 

Joseph Ratzinger – 16-Abril-1927 – 04:15 – Cidade de Marktl am Inn – Alemanha [48°N15', 012°E51'] – Asc: 19 Peixes 12. – Usar sistema de casas Alcabitius.

O Cardeal Ratzinger foi eleito Papa no Conclave (reunião de Cardeais) de 18-Abril-2005 – com início às 16h30 – Cidade do Vaticano [41 N 54, 12 E 27]. – Alcabitius – Asc: 19 Virgem 37. Apesar do Conclave ter tido início no dia 18 de Abril, o fumo branco da chaminé da Capela Sistina, só apareceu no dia seguinte, 19 de Abril, às 17h50 locais. Às 18h40 locais foi anunciado ao mundo – o “Habemus Papam” – da varanda da Basílica de S. Pedro, onde o novo Papa surgiu minutos depois, aclamado por milhares de pessoas que se encontravam na Praça de S. Pedro, Vaticano. Foi o mais rápido dos Conclaves modernos.

 


 

Actualizado em Domingo, 04 Maio 2008 04:32  

Receba os artigos

Insira o seu e-mail para receber semanalmente os novos artigos.

Aprendizagem / Convívio

Fórum

Áudio, vídeos e fotos

Vídeos
Galeria

Este site / Feeds

Mapa do site
FeedsRSS

Parcerias