Os regentes dos decanatos zodiacais

Avaliação: / 5
FracoBom 

Os regentes dos decanatos zodiacais

Por Maria Emília Toschi

(Conhecida como “Alma Ser”)

Seu blogue "Conheça a si mesmo"

http://conhecaasimesmo.blogspot.com 

 
Os decanatos zodiacais, para que servem e como são usados na astrologia?

Os Decanatos (derivado da palavra “deca” que, significa dez) estes dividem cada signo de 30º em três partes de 10º cada.

Os signos pertencem às Triplicidades dos elementos: Fogo, Terra, Ar e Água.

Existem dois sistemas tradicionais que atribuem as regências dos decanatos: o Hindu, que considera o primeiro decanato regido pelo próprio regente do signo, o segundo decanato regido pelo signo seguinte da mesma triplicidade e o terceiro pelo último signo da triplicidade.

 

Damos um exemplo:

Carneiro/Áries - o primeiro decanato, ou seja, os primeiros 10º, ou seja, até 9º59’, a regência desse decanato é Marte. O segundo decanato vai de 10º a 19º59’ é regido pelo Sol, regente de Leão, segundo signo da triplicidade do Fogo. O terceiro decanato de Carneiro/Áries, que vai de 20º a 29º59’ é regido por Júpiter, regente de Sagitário, pertencente a triplicidade do Fogo.

Assim sendo, uma pessoa que possui Marte a 13º de Carneiro/Áries age de maneira diferente de outra que tenha Marte a 27º de Carneiro/Áries. No primeiro caso precisamos acrescentar os atributos de Leão/sol e no segundo caso Sagitário/júpiter, e ver que qualidades podem ser acrescentadas

 

Uma tabela para facilitar a determinação dos decanatos, por triplicidades de Fogo, Terra, Ar e Àgua:

 

 

 

Signo

0º--9º59’

10º--19º59’

20º--29º59’

Áries

Marte (Áries)

Sol (Leão)

Júpiter(Sa-gitário)

Touro

Vênus (Touro)

Mercúrio (Virgem)

Saturno (Capricórnio)

Gêmeos

Mercúrio (Gêmeos)

Vênus (Libra)

Urano (Aquário)

Câncer

Lua (Câncer)

Plutão (Escorpião)

Netuno (Peixes)

Leão

Sol (Leão)

Júpiter (Sagitário)

Marte (Áries)

Virgem

Mercúrio (Virgem)

Saturno (Capricórnio)

Vênus (Touro)

Libra

Vênus (Libra)

Vênus (Libra)

Urano (Aquário)

Escorpião

Plutão (Escorpião)

Netuno (Peixes)

Lua (Câncer)

Sagitário

Júpiter (Sagitário)

Marte (Áries)

Sol (Leão)

Capricórnio

Saturno(Capricór.)

Vênus (Touro)

Mercúrio (Virgem)

Aquário

Urano (Aquário)

Mercúrio (Gêmeos)

Vênus (Libra)

Peixes

Netuno (Peixes)

Lua (Câncer)

Plutão (Escorpião)

 

 

Como podemos ver na tabela acima, sempre os primeiros 10º têm conotação total daquele signo e do seu regente, e os próximos decanatos seguem a triplicidade daquele elemento do signo.

O outro sistema é o Sistema Caldeu, ou Sistema Ocidental, mas não apresenta uma lógica tão clara quanto ao Sistema Hindu.

Se levarmos em conta essas regências por decanatos, compreenderemos melhor porque muitas vezes as pessoas do mesmo signo possuem características diferentes, expressando as qualidades de um ou de outro regente em sua personalidade.

 

Maria Emília Toschi

Contacto para consultas: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

 

Este artigo fica arquivado na secção "A Voz dos Outros" e em Astrologia - Nível 3" - "Regentes dos decanatos" 

 

===

 

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA

Sou natural de São Paulo Capital, e aos seis anos, transferi-me para um cidade do interior Paulista, Jacareí, próxima da capital.

Desde muito pequena já me fascinava olhar o céu, as estrelas, fica horas deitada no chão olhando as figuras que se formavam com o bailar das nuvens. Ao cair da noite, meus olhos buscavam a lua, e ficava ali, construindo meus sonhos, e admirada com tantas estrelas, sabia que existia algo maior, que havia uma explicação para a nossa existência, que estamos aqui para alguma tarefa importante.

Criada nas bases religiosas, sempre a fé e a certeza de Deus em minha vida, me acompanhava nesses momentos de reflexão e encantamento com a criação Divina.

Sempre muito questionadora, o “Por Que”? era constante nos acontecimentos da minha trajetória, respostas que não me convenciam, buscando o fundo, o mistério, o insondável.

A Astrologia (Mapa Astral) veio como presente de um parente, em 1986, e lá fui eu para a Capital, ouvir tantas coisas de mim mesma, que aquilo era exatamente tudo que eu buscava, para responder toda a minha sede de entendimento da vida.

De lá pra cá, autodidata, adquiri os livros, e calculando longitude, latitude, as casas, os planetas, tudo com logaritmos, ia desenhando o mapa colorindo e entrando assim em sintonia com o consulente. Fiz o Mapa do marido e dos meus três filhos, e compreendi todo o compromisso que nos uni nesta vida, e assim a sede dos meus “Por Quês” ia sendo saciada.

Identifiquei-me com a linha psicológica e Kármica, e os autores preferidos são, Dany Rudhyar, Stephen Arroyo, Martin Schulman,Liz Greene sem esquecer Carl Gustav Jung onde os estudos dos arquétipos é fundamental para análise psicológica.

Atendi como Astróloga, de 89 a 92, onde foi muito gratificante, mas depois dei uma pausa nos atendimentos, em virtude de necessidades maiores dentro do lar, mas nunca deixei de continuar estudando, esse universo de conhecimento ilimitado que a Astrologia nos oferece.

Atualmente estou voltando à ativa, encontrando essa família maravilhosa da Escola Nova-Lis, que espero contribuir com os meus conhecimentos, trazendo luz e entendimento a quem precise.

O meu blogue:

http://conhecaasimesmo.blogspot.com/

Actualizado em Domingo, 13 Janeiro 2008 09:38  

Receba os artigos

Insira o seu e-mail para receber semanalmente os novos artigos.

Aprendizagem / Convívio

Fórum

Áudio, vídeos e fotos

Vídeos
Galeria

Este site / Feeds

Mapa do site
FeedsRSS

Parcerias